quinta-feira, 2 de abril de 2015

Review - O Julgamento de Jean Grey (Novíssimos X-Men)

Publicação e Premissa 





As edições 16 e 17 da revista mensal dos X-Men aqui no Brasil trazem um arco muito especial apara os fans da franquia. Após os eventos de A Batalha do Átomo, praticamente tudo foi reformulado nos títulos mutantes. Os x-men originais do passado, juntamente com Kitty Pryde, agora estão ao lado de Ciclope na Nova (e Secreta) Escola Xavier para Jovens Superdotados ,tendo deixado a equipe de Wolverine e Tempestade. X-23 (Laura Kinney,clone feminino de Wolverine) que recentemente foi salva da perseguição de um grupo extremista religioso e anti-mutante, agora faz parte da equipe comandada pela Lince Negra. 

Após os últimos embates da equipe de X-Men originais, a poeira aparentemente baixou, e tudo vai indo muito bem na Escola Xavier...aparentemente. A situação muda de caráter quando uma nave misteriosa pousa no quintal da base secreta mutante, falando uma linguagem desconhecida dos humanos e portando armas de alta tecnologia ,o pânico logo se instala na escola. Até este momento ninguém fazia a menor ideia do que se tratava a invasão, e nem deu tempo de pensar em nada ao certo. Rapidamente os alienígenas neutralizam os poderes dos mutantes e capturam Jean Grey, deixando os outros sem a menor chance de reação. Tudo acontece rápido de mais e sem explicação alguma.

Minutos depois, aparece outra nave no céu da escola. Quando os tripulantes descem da nave...são nada mais, nada menos que os Guardiões da Galaxia. Eles perguntam aos mutantes, se chegaram tarde demais ao local. Com isso tem inicio a primeiro crossover entre os X-Men e Os Guardiões da Galaxia.
Acontece que a noticia de que os X-Men originais estão no presente se espalha muito rapidamente pelos confins do universo, chegando até os conhecimentos do Império Shiar. Anos atrás quando a Fênix tomou o lugar de Jean Grey nos X-Men (até então se pensava se tratar da própria Jean Grey dominada pela Fênix) e se tornou a Fênix negra, ela acabou indo ao espaço e destruindo uma estrela a qual orbitava um planeta que acabou sendo consumido pela explosão. Como resultado, milhões de habitantes deste planeta acabaram morrendo*. 

Sabendo que a (suposta) responsável por este ato terrível, está viva e na nossa linha temporal, o atual majestor  do império Shiar, Kallark, convoca uma reunião com a presença dos principais líderes do universo. Ele deseja trazer a jovem Jean Grey a julgamento, por este ato cometido anos atrás. Porém J'Son rei de Spartax e pai de Peter Quill, Star Lord, se opõe a Kallark alegando que a jovem vinda do passado não pode ser julgada por um crime que ainda nem cometeu. Kallark ou Gladiador, como é conhecido pelos X-Men, não dá ouvidos a J'Son e parte para a ofensiva capturando e prendendo Grey para um posterior julgamento na capital do império Shiar.

Após inúmeras invasões alienígenas sofridas pela Terra, os Guardiões da Galaxia, vêm monitorando os sistemas de comunicação de vários impérios intergalácticos para ficar por dentro e tentar impedir uma possível nova investida contra o planeta. Em um desses monitoramentos Rocky Raccoon o "guaxinim falante", capta uma transmissão feita pelos Badoons em que seres da raça conversam sobre um possível sequestro de Jean Grey por parte do império Shiar. Tentando evitar o pior, o grupo parte em direção à Terra para tentar impedir os alienígenas.

Opinião:


A premissa é tão simples quanto o nome, levar Jean Grey a julgamento. Só que pra mim não colou. Isto é uma opinião pessoal, porque se você parar pra pensar um pouco, isso já aconteceu, não tem porque repetir de novo. Na Saga da Fênix Negra, Lillandra (que era ,na época, majestrix do império Shiar) captura Jean Grey (Fênix), que é julgada culpada e tem sua pena de morte decretada. Obviamente os X-Men junto com o Professor Xavier não deixam que ela seja executada e promovem um embate épico ,na Lua, contra a Guarda Imperial. Se os X-Men vencessem Jean seria poupada. ao final da saga a Fênix (na forma de Jean) acaba se suicidando pelo bem de seus colegas mutantes. Uma grande saga que ficou marcada para sempre nas histórias das HQ's. 

Pra mim, ficou muito, mais do mesmo. Na minha opinião tanto esse arco como a Batalha do Átomo poderiam, e deveriam, ser melhores desenvolvidos. 

Não que a saga seja ruim, ela é até bem desenvolvida dentro da sua proposta, tem belos momentos e muitas consequências legais para a continuação do título, porém ficou uma sensação de faltou imaginação na hora de fazer algo novo.

As cenas de ação são ótimas, os diálogos são bem humorados e essa união dos Guardiões e X-Men casou perfeitamente com o tom das histórias dos dois grupos. Se tratando de uma quantidade bem grande de personagens é claro que nem todos foram tão bem explorados ou retratados como outros, faltou mais Groot e X-23 na minha opinião, os dois ficaram bem de fora da trama levando até a um dialogo do Star Lord na parte final da trama bem engraçado sobre isso. O Homem de gelo como sempre muito bem fazendo sua graça, e desta vez não ficou cansativo como outras vezes. A Ângela, nova integrante dos Guardiões teve grande participação, e a personalidade dela e a ideia de que ela acabou de chegar neste universo foi muito bem explorada.

Os desenhos nem preciso falar, ótimos como sempre. Mesmo se tratando de títulos diferentes tanto quanto Immonem (X-Men) quanto Pichelli (Guardiões) não deixam devendo um para o outro e o leitor nem nota muita diferença entre as publicações.

Resumindo, os prós são bem maiores que os contras e eu gostei bastante. Uma saga imprescindível em termos de cronologia e consequências  que irão repercutir muito ainda.


Nota: 

7,5 / 10  (Bom)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Fatos mostrados em A Saga da Fênix Negra. Nesta época a entidade cósmica Fênix estava vivendo no lugar de Jean Grey, que estava em uma espécie de casulo sob a Baía da Jamaica em Nova York, desde uma missão espacial feita pelos X-Men.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imagens













Nenhum comentário:

Postar um comentário