X-Men do Passado
All-New X-Men: 1 - 5
Novíssimos X-Men, como ficou conhecido no Brasil, começou a ser publicado no começo de 2013 nos EUA como um título da Nova Marvel, e no final de 2013 aqui no Brasil pela Panini Comics. A história gira em torno da Escola Jean Grey para Estudos Avançados, construída onde era antigamente a Escola Xavier para Jovens Superdotados, e está sob comando de Wolverine. A história é uma continuação após os acontecimentos de Vingadores vs X-Men , onde [spoiler alert] Scott Summers, possuído pelo poder da Fênix acaba matando o Professor Xavier.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkrkxRgBHowqWg-HXBxhZlmb1cdP9DRcK8iFB5w2HXzePEgjxrvaVrYqAqK0-5LJdmZ-aN0tvZl6Vt5RyM6gwxsHLa1O7AG1S5F3OnAbu2bB05Sj4XBPK3yrykOJfN0ekFdEKtH2gTu_c/s1600/x-men6.jpg)
Ciclope foi vencido pelo poder combinado dos Vingadores e dos X-Men, se tornando um fugitivo com poucos aliados como: Magneto, Magia (Illyana Rasputin, irmã de Colossus) e Emma Frost (ex-Rainha Branca do Clube do Inferno). Enquanto isso, o resto dos mutantes retoma a rotina "normal" na Escola Jean Grey.
Wolverine, Kitty Pryde, Tempestade, Homem de Gelo e Fera são a equipe que comandam a escola. Henry McCoy talvez o mais abalado pelos acontecimentos recentes está com sua saúde muito debilitada e teme que seu tempo de vida seja muito curto. Com medo de que não consiga se curar, e mais ainda, que Ciclope inicie uma guerra civil entre humanos e mutantes, ele decide realizar um último ato de coragem e heroísmo. Estimulado pelas palavras de Bobby Drake (Homem de Gelo), de que o Scott que eles conheceram anos atrás teria vergonha de ver o que se tornou, o Fera decide retornar ao passado e trazer o Scott Summers mais novo, para confrontar a si mesmo no presente, e com isso tentar por um fim na atual revolução mutante que o Ciclope mais velho está começando, antes de eclodir uma guerra mais a frente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1W4xhfbFz4DFPEM8xARIrOBA3uZ6cE0T6piUWr9qRDoNyEGXvC2C6p-C5KXeFecZ5T6cOp4aw47P0K2PQl3l-_g1Nx0Tz-HhVyxu-Yc6MyuQk14X9l1q-6ri52YfWQK17HBM-vhZT9hQ/s1600/x-men+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgg0u227ZbNu7B7VdLxWIonpcsw640eBFm3dAPK1CHPHTR7UA2CD03-K2JvCoUD1u9AIvvRUCuliI9pHLZy7lmHJcT7XmBOoDwVgp_ugWCVfyJGSK6BvBoHwr-5FS-t415VnZZ6q9Z74H8/s1600/x-men3.jpg)
Porém quando Fera chega ao passado se depara não somente com Ciclope, mas sim com os cinco X-Men originais, inclusive a si mesmo, bem mais novo, com uma aparência humana e um grande intelecto percebe que aquele grandalhão azul à sua frente se trata de ele mesmo daqui a alguns anos.
Os outros porém desconfiam e não acreditam nas palavras proferidas pelo Fera do futuro, Jean Grey naquela época ainda não tinha poderes telepáticos, e o Professor Xavier não estava presente no momento, então a única coisa à fazer para testar a veracidade dos fatos é ir com o azulão para o futuro e ver com seus próprios olhos.
"Isto não é o Apocalipse mutante, parece mais o paraíso." essas são as palavras de Warrem (Anjo) ao "desembarcarem" no futuro e se depararem com a nova Escola Jean Grey contruida no lugar da antiga escola de Xavier. Um lugar bem diferente do que estão acostumados é claro, com vários alunos mutantes, com câmeras em todos os lugares, e dispositivos de alta tecnologia oriundos da tecnologia Shiar.
... Os X-Men originais, do passado, estavam no presente e com isso várias consequências virão. O primeiro a notar a presença dos cinco, é Wolverine. Com seus sentidos aguçados, sente o cheiro de Ciclope e parte com tudo para cima do seu adversário sem nem perceber de que se tratava da versão mais jovem dele. Os outros chegam em seguida, apavorados e assustados, questionando a decisão tomada por Hank que não pensou no desastre que poderá ter causado no espaço-tempo contínuo com está mudança. Porém em mio a tudo, Hank sofre um desmaio e tem que ser internado nas dependências da escola. Enquanto isso, os X-Men originais veem uma noticia de que o Ciclope mais velho e sua turma estão em um confronto em Dallas, e sem pedir permissão a ninguém, roubam o Pássaro Negro e voam até o local para tentar pôr fim ao que acham ser uma insanidade de Scott e colocar juízo em sua mente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIrxNDig4te2sR58AMwUQw84GUL9p2UaVw9eb2e5a3R0a1qAs2CZ8rHvr4gExWK0LT_dbx87JAjtDj8yrae8M1GQ0tQOFgJJLYivxvX-nKd_LJ1KpxY4Evgpr-KGS0QOzGq_RkIP-A7fs/s1600/x-men4.jpg)
Quando os dois grupos se encontram tudo fica confuso para as duas partes, do lado dos cinco originais o pavor e a decepção toma conta por ver o que o seu líder está lutando ao lado de um de seus maiores inimigos, Magneto, e formando uma revolução mutante contra a humanidade. Do outro lado o Ciclope revolucionário primeiramente pensa se tratar de um golpe de algum antigo inimigo telepata que está querendo vingança ou de um imagens projetadas como castigo por Emma Frost, que está se sentindo traída pelo ex-namorado depois de Scott ter lhe "roubado" a fênix em AvsX. Logo ele descarta todas as possibilidades menos uma, a de que esses são mesmos os X-Men originais, o que ainda não sabe é: Como? e Porquê?
Em meio a todos os "pensamentos perdidos" do momento, Jean surta e com seu novo poder de telepatia e joga longe Magneto e Ciclope que perde seu visor de rubi e seu poder fica completamente descontrolado, sendo combatido por sua versão mais jovem em um confronto de Ciclope vs Ciclope.
O mais velho leva a melhor, e como Ciclope e Magneto enfrentam dificuldades com seus poderes (recentemente Emma, Ciclope e Magneto, estão tendo dificuldades em controlar seus poderes, isso pode ser por causa do poder da Fênix ter sido liberado após o fim da saga AvsX) Illyana os transporta de volta a sua base secreta, no antigo complexo Arma-X, onde Scott fundou a Nova Escola Xavier.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5Tu6p8yiJwGdJv4bzg0x52gKgNS3Wfq1ve-1IQ3qlS60x4JX5FBUSYZnhLjut6edINayyNB85w67tR2v03am50s7jiO-VKWRKT0hGlp6o-3SgkP2i9q-OfM_YnCAt8J4K-OEDZgNNN2o/s1600/x-men2.jpg) |
Adicionar legenda |
Na volta para a Escola Jean Grey o grupo dos cinco originais ficam temerosos, e buscam respostas para seus questionamentos, Hank (do presente) ainda internado em estado crítico é o único que sabe como manda-los de volta ao passado, por isso os cinco tem que ficar por aqui mesmo e esperar até a recuperação do azulão. Jean Grey fica decepcionada após ver no que sua paixão adolescente, Scott, se tornou no futuro e fica com receio de se envolver com o herói.
Opinião:
Não fui a favor quando comecei a ler este run dos X-Men, achei que faltou criatividade dos roteiristas para uma nova trama abordando as consequências de AvX e esperava que os X-Men originais não ficassem por muito tempo no presente. Porém foi interessante termos Jean Grey, e toda a turma do passado interagindo com suas versões mais velhas e com personagens que eles (na época) não haviam conhecido ainda como: Tempestade, Wolverine, Kitty, e que são tão populares na cultura dos mutantes hoje em dia.
Mas um ponto forte da trama, é a caracterização de Ciclope, o personagem está como os fãs sempre quiseram, não mais um bobo "coxinha", mas realmente como um líder de verdade, quase que um anti-herói tacando o foda-se pra tudo e pra todos e formando uma verdadeira Revolução na franquia mutante. Esperei muito para ver isso se tornar realidade mas valeu a pena esperar.
Não gostei de Emma e Scott estarem separados, e pelo que o roteirista Brian Michael Bendis falou, não terá reconciliação mesmo, os dois eram (pra mim) o melhor casal mutante, tinham uma afinidade imensa e um amor sincero um pelo outro, bem diferente de Jean Grey que a todo momento se ficava beijando e dando moral pro Wolverine. Espero que em algum momento os dois voltem a ficar juntos o que seria algo bem legal.
A Jean Grey do passado por outro lado, está muuuito chata, cheia de mimimi's e chorando a todo momento, isso irrita um pouco o leitor, mas é uma personagem de caráter fundamental na trama que ira se seguir. Além disso, parece que não vamos ter o casa 20 Scott & Jean nessa nova fase, a Garota Marvel está bolada com o jovem por ter matado o Xavier e se tornado um Revolucionário mutante no futuro.
Isso vai abrir espaço para novos enredos e talvez para formação de novos casais, e acaba de vez com a encheção de saco que sempre foi pra mim a história dos dois, que nunca conseguiram (por conta da vida que levam) ficar numa boa, e também a história dela com Wolverine.
Gostei bastante desse primeiro arco e já li todas as edições lançadas até agora pela Panini (que está sendo publicada na revista X-Men), atualmente está na edição 16 da revista e estou gostando bastante, embora tenham altos e baixos como sempre.
Logo mais, o resto desta trama.
Nota:
8,0 / 10 (Muito Bom)