sexta-feira, 6 de março de 2015

Batman Eterno

A Publicação:


Série que está sendo publicada pela DC Comics para a comemoração de 75 anos do morcegão, lá fora, desde 2014. A publicação chegou recentemente aqui no Brasil pela Panini, e será publicada com a mesma periodicidade que nos EUA, semanalmente, uma publicação ousada, visto que a editora não consegue manter nem os títulos mensais nas datas sem atrasar, agora publicando semanalmente?! A publicação terá 28 paginas por edição ao preço de R$ 3,50 com exceção da Edição ZERO que custa R$ 2,90. Capa couche e miolo LWC, excelente papel.

A equipe criativa:


A revista está sendo escrita por Scott Snyder & James Tynion IV nos roteiros, e Ray Fawkes, Jhon Layman & Tim Seeley roteiristas consultores, Jason Fabok na arte, pelo menos nos dois primeiros números que sairam aqui no Brasil, ao longo dessa série vários artistas desenharão e escreverão ou terão participações especiais nessa trama por se tratar de uma publicação comemorativa.

Imagem da internet

Esclarecimentos:


Batman Eterno, não tem ligação com as revistas mensais do Batman que estão sendo publicadas pela Panini (pelo menos até agora), ela é um acontecimento à parte, mas fará parte da cronologia do personagem e terá consequências significativas para o herói e os vilões da revista.
Não sou um grande conhecedor do Batman, não li muitas coisas do personagem até agora. Porém vou tentar esboçar minha opinião sobre o assunto, e se eu cometer algum equívoco me corrijam :)

A História:




Imagem da internet
Não li a edição ZERO dessa HQ, pois não encontrei aqui na minha cidade, mas ouvi falar que são acontecimento aparte e que não perdi nada da história. A trama realmente começa com a Ed. 1, e já começa pelo Fim. Ela se passa +/- seis anos após o Batman "surgir" em Gotham, um tenente acaba de ser transferido para Gotham à pedido do comissário Gordon, o nome dele é Jason Bard, e é muito fã de Gordon. Enquanto o tenente chega na cidade, Jim Gordon está em uma perseguição aos lacaios do Professor Porko que fizeram reféns em um museu no centro da cidade. O comissário então, pede auxilio de Batman, que surge de uma forma bem imponente e com uma roupa bem diferente do usual. Uma espécie de armadura de combate. As cenas são muito bem desenhadas, os detalhes dos personagens são muito bem feitos, a arte é um ponto forte nessa HQ. Vemos também uma relação muito forte de amizade entre Gordon e o herói, bem ao estilo dos filmes da trilogia de Nolan. O tenente recém chegado é recebido no Departamento de Policia e já colocado para trabalhar na sua primeira noite na cidade, e como é a tradição, os créditos da prisão que será efetuada ficarão com o estreante.
Imagem da internet
Gordon e Batman saem atrás dos fugitivos, cada um vai para um lado, o comissário adentra uma estação de metrô subterrânea em busca de um bandido enquanto Batman vai a procura do outro, o comissário então saca a sua arma e aponta para o criminoso, então ele começa a "ver" coisas .. que o fazem cometer um erro... um erro que pode custar o seu espaço na policia de Gotham e a sua reputação.



Análise:


Esta primeira edição trás uma nova abordagem as historias do Cavaleiro das Trevas, o interessante é que nela o foco principal não está em Batman e sim nos seus coadjuvantes, o que dará mais espaço para termos mais personagens em ação, sendo melhores desenvolvidos.
O que me incomodou um pouco foi que o comissário após cometer o erro, ficou muito abatido é claro, porém se entrega muito fácil as consequências pondo em questionamento seu próprio estado emocional e mental, eu esperava que Gordon fosse mais "desconfiado" mais indignado com o que aconteceu, eu esperava que ele fosse reagir de uma forma mais agressiva aos acontecimentos, mas essa é minha opinião como mero leitor.
Os personagens estão muito bem caracterizados no geral, espero que Bard tenha uma função mais significativa nas próximas edições, ele foi pouco utilizado aqui mas a presença dele foi muito importante no caráter dramático da trama, vale lembrar que a revista tem 28 páginas então até por isso fica difícil fazer tudo em uma única edição.

Gostei bastante desse primeiro número e vou continuar acompanhando a série, e recomendo para vocês também, já adquiri os números #2 (que é onde o vilão é revelado) e #4, o #3 ainda não chegou por aqui, logo logo postarei mais sobre Batman Eterno.

NOTA:


9.0 / 10

(Excelente)







Nenhum comentário:

Postar um comentário