terça-feira, 10 de março de 2015

Coleção Histórica Marvel (CHM) - Os Vingadores Vol. 1 (Capitão Marvel vs Thanos)

Publicação:

Data: Agosto/2914
Preço: R$22,90
Capa: Cartonada
Papel: Offset
Lombada: Quadrada

A coleção histórica dos Vingadores, foi publicada no mesmo estilo das anteriores (CHM Homem-Aranha; CHM X-Men), em quatro volumes abrangendo clássicos das HQ's destes personagens. Apenas uma diferença: a CHM Homem-Aranha teve ao total 8 volumes (até agora).

Este primeiro volume que será descrito a seguir, reúne praticamente apenas as histórias publicadas originalmente em Captão Marvel (Captain Marvel 28-34) e apenas uma de Os Vingadores (Avengers 125). Mas isso tem uma explicação, apesar do nome da coleção se tratar dos Vingadores, este volume é dedicado a um dos mais famosos vilões da Marvel o titã louco Thanos, e seu confronto com o soldado da raça Kree, Mar-Veel. 
Acontece que os vingadores tem fundamental importância na trama, na época Rick Jones, aquele mesmo, amigo do Hulk estava "preso" à Mar-Vell (isto é bem explicado na história) enquanto Rick estava na Terra normalmente como um humano, o Captão Marvel ficava na "Zona Negativa" (uma outra dimensão) e se comunicava com Rick através de pensamentos. Quando o Capitão queria vir à esta dimensão (trocar de lugar com o rapaz) Rick encostava os braceletes que tinha em seus pulsos e "puff" ele ia para a "Zona Negativa" e Mar-Vell tomava seu lugar na Terra. (Ou em qualquer outro lugar que estivesse). Jones era muito chegado aos Vingadores, e o desenrolar da história tem inicio quando o mesmo está na mansão de Tony Stark com o restante dos heróis observando sua amada Lou-Ann, inconsciente por conta de um disco de controle mental induzido pelo Controlador, um vilão que está sob o comando de Thanos.

Thanos que veio à Terra para um único propósito: Dominar o mundo (lógico, né!). Pois bem, e para conseguir seus objetivos ele veio à procura de um artefato bem conhecido do público marvete, o Cubo Cósmico. Thanos alega que por mais que muitos outros já tenham estado com o cubo em suas mãos, nenhum deles entendeu realmente como controlar o poder do objeto, e que ele Thanos seria o primeiro a desvendar os segredos do artefato cósmico. 

Nesta saga, vários personagens clássicos vão aparecer, um deles que não poderia faltar se tratando de Thanos, é Drax (O Destruidor) que está bem diferente do atual Drax dos Guardiões da Galaxia, muito mais poderoso e com uma roupa bem diferente. Sua simples justificativa de estar vivo é matar o titã louco.





. É um dos primeiros personagens a aparecer fora do núcleo dos Vingadores e já partindo pra cima de seu desafeto ensandecidamente, e sem resultado.

É nesta história ainda que vemos o Capitão Marvel passar por uma transformação mudando a coloração de seu cabelo do branco para o dourado. Mas essa não é só a mudança mais significativa e nem a do uniforme, o soldado Kree tem uma mudança psicológica e mental, além de voltar muito mais forte do que já era. 

Jim Starlin cravou seu nome na história da Marvel e das HQ's com sagas tipo essa (cósmica), além de criador de Thanos, o roteirista e desenhista é criador de vários outros personagens e mitologias envolvendo o personagem. E ler esta edição me deixou muito empolgado para conhecer outros trabalhos do artista. Os desenhos são fabulosos e os diálogos e explicações (apesar de um pouco cansativos) estão muito acima do esperado para a época da década de 70. 

O Legal desta edição é a aparição da família de Thanos, bem como sua origem e a sua terra natal, Titã. Mesmo que resumidamente Starlin consegue passar para o leitor o entendimento de toda uma mitologia envolvendo o universo cósmico que criara para o personagem. Além de ser uma excelente história, contem tudo que uma grande saga precisa, drama, guerra, explosões e é claro um grande desfecho.


Nota : 


9,5 / 10 (Excelente)












Nenhum comentário:

Postar um comentário