Piratas do Céu
Publicação da Pixel Editora - selo Ediouro, O Fantasma - Piratas do Céu: A Saga completa foi lançado em uma edição de luxo em 2013 (não lembro o mês) seguindo os mesmos passos das outras publicações como Mandrake: O mágico, capa cartonada 128 páginas e miolo em papel Couche (papel de luxo), compilando histórias clássicas do personagem dá década de 30'.
Bela iniciativa da Pixel por trazer, agora em excelente qualidade, essas histórias que sem dúvida nenhuma influenciaram o mundo dos quadrinhos daquela época e continuam a influenciar até os dias de hoje. O Fantasma (ou "Espirito que Anda") é considerado o primeiro super herói mascarado dos quadrinhos e possui milhares de publicações, seja em tiras diárias e semanais de jornais bem como em publicações em grandes editoras como a Marvel e DC. O personagem criado por Lee Falk possui fãs em todo o mundo foi sucesso imediato em vários países da Europa como Dinamarca e Itália, onde suas publicações continuam até hoje. E aqui no Brasil não foi diferente, o protetor de Bengala já passou por várias editoras até chegar à Pixel onde já possui dois números.
O primeiro dos encadernados trazidos aqui se trata da segunda aventura do Fantasma publicada originalmente nos EUA em tiras diárias de jornais de 1936 a 1937. Realmente acho que nesse ponto a editora cometeu um erro, o certo seria trazer aos leitores a PRIMEIRA aventura dp herói, Os Piratas Singh (uma organização que são os maiores inimigos do "Espirito que Anda") pois Piratas do céu parte exatamente de onde termina a outra, mesmo o leitor não ficando perdido no desenrolar da trama, ela é de uma importância fundamental para os personagens da mesma. Ponto negativo para a Pixel.
Piratas do céu é uma quadrilha de piratas (aváh!!! é mesmo?!) composta só por mulheres que roubam/assaltam os Clipper's da época grandes aviões hibridos que carregam pedras preciosas ou qualquer outra carga de grande valor. As piratas tem seus esconderijo em uma ilha deserta e lá possuem um grande hangar onde guardam seus aviões e munições, além de ter um forte esquema de proteção e vigilância. As mulheres são muito inteligentes e grandes pilotos, são comandadas pela Baronesa, uma elegante e ardilosa criminosa que não tem pena de seus prisioneiros. Sala é a melhor piloto e braço direito da Baronesa, a moça conhece o Fantasma quando a mesma estava infiltrada na Irmandade Singh como uma espiã para as Piratas, quando o Fantasma desmantela a organização, Sala é presa e levada a um hospital para se curar de seus ferimentos, de lá a moça sai utilizando de sua beleza e inteligência para distrair os guardas e fugir, sem antes deixar que a culpa de sua fuga caia em cima do Fantasma. A partir dai o saga começa a se desenrolar e o Fantasma vai ter que usar de suas artimanhas como detetive e protetor dos inocentes para se livrar da prisão e além disso, capturar as piratas que andam fazendo a limpa nos céus da áfrica, derrubando aviões e roubando as riquezas transportadas.
Nesta saga o interessante é que paralelo as cenas de ações Kit Walker (o Fantasma) tem que lidar com a investida amorosa que acaba sofrendo pela Baronesa e Sala, duas das mais temíveis criminosas que já enfrentou, e usar essa paixão contra as próprias vilãs, usando sua inteligência e seu charme para tentar sobreviver a qualquer custo, jogando uma contra a outra. É legal ver o quão Lee Falk explorou a personalidade feminina na interação com o sexo oposto, e por outro lado o mesmo com o Fantasma que não se deixou por baixo. Sendo um material tão antigo, da década de ouro dos quadrinhos, por incrível que pareça não é uma leitura pesada e datada, confirmando o que muitos já sabiam Lee Falk é um escritor fora de seu tempo, um revolucionário.
Recomendo para qualquer fã de quadrinhos ler este material que pra mim é leitura indispensável, junto com o outro volume da série que logo mais estará aqui também como dica.
Além disso o encadernado conta com ótimas matérias sobre o histórico do personagem e dos escritores e desenhistas da série.
Nota:
8,5 / 10 (Muito Bom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário